PROTOCOLO DE SEGURANÇA Á COVID 19

Para retomar suas atividades de forma segura em 2021, a Feira CasaPronta criou o Todos juntos pela saúde, um Protocolo de Segurança Sanitária que expressa suas prioridades: a união de forças e a preocupação com a vida.

Elaborado numa linguagem clara e objetiva, o protocolo está apoiado nos seguintes pilares:

  • Segurança sanitária (uso correto de máscara, aferição de temperatura, higienização de ambientes e equipamentos, dispensers de álcool em gel, atendimento ambulatorial)
  • Distanciamento social (capacidade máxima do pavilhão, estandes, auditórios e áreas comuns, sentido de fluxo nas vias de circulação, organização de filas, credenciamento online)
  • Comunicação (equipes de monitoria treinadas, campanha visual por todo o pavilhão, lembretes pelo sistema de som)

São medidas simples, mas de grande impacto para garantir o compromisso da Feira CasaPronta com a saúde de todos os públicos, em todas as etapas.

ANTES DA ENTRADA AO PAVILHÃO

- O horário de funcionamento da Feira CasaPronta  foi ampliado para facilitar a circulação do público visitante. Para a edição 2021 a CasaPronta terá os seguintes horários: quarta a sábado ( 14h00 as 22h00) e no domingo (14h00 as 19h00);

-  O uso da máscara será observado já na entrada do complexo de exposição (área externa e hall), antes mesmo do acesso ao pavilhão de exposições.Só poderão entrar no complexo as pessoas que estiverem usando máscara de forma correta (cobrindo queixo e nariz).

- Ainda na área externa, antes mesmo de acessar o hall de entrada, todos os públicos, sem exceção (visitantes, expositores, prestadores de serviço, staff) terão a temperatura aferida por um profissional uniformizado, treinado e paramentado com máscara e protetor facial (viseira plástica).Pessoas com temperatura corporal até 37,5 graus serão automaticamente liberadas para se dirigir à entrada do pavilhão de exposições.

- Quem apresentar temperatura acima de 37,5 graus será encaminhado à sala de triagem localizada na parte externa, próxima à entrada, para avaliação por um profissional de saúde. Vale lembrar que o aumento de temperatura pode não ser fisiológico, e sim causado pelo uso excessivo de vestimentas e exposição ao sol. Só um profissional de saúde pode determinar cada caso! Se o aumento da temperatura for temporário e o profissional de saúde concluir que não há sintomas que apresentem riscos aos demais, a entrada será liberada.

- Após aferição da temperatura, todos passarão por tapete sanitizante para limpeza dos calçados e dispensers de álcool em gel 70% acionados por pedal para higienização das mãos, instalados na entrada do hall.

- A entrada no pavilhão de exposições será permitida até atingir a capacidade máxima de pessoas determinada pelo decreto em vigor a época da feira CasaPronta.

- Haverá sinalização com informações claras e objetivas sobre a capacidade máxima do pavilhão, cuidados e regras de permanência no local e medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

- Caso seja necessário aguardar a entrada (por esgotamento da capacidade máxima do pavilhão ou antes do horário de abertura da feira), os visitantes serão orientados a permanecer em filas com corredores organizados e demarcados com pontos de distanciamento mínimo de 1,5 metro no piso.

VIAS DE CIRCULAÇÃO

- Para assegurar o distanciamento social, todos os corredores terão largura mínima3 metros e serão mantidos totalmente desobstruídos.

- Não será permitido o consumo de alimentos (oriundos das praças de alimentação ou dos estandes/degustação) nas vias de circulação.

- Haverá dispensers de álcool em gel 70% acionados por pedal nas vias de circulação, em quantidade suficiente e reposição constante, distribuídos em pontos estratégicos, visíveis e de fácil acesso.

- Os carpetes dos corredores serão higienizados com frequência ainda maior pela equipe de limpeza, com produtos desinfetantes.

 

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

- A Feira CasaPronta contratará apenas restaurantes que estejam capacitados a cumprirem as normas sanitárias vigentes.

 

- Enquanto aguardam para entrar na praça de alimentação, as pessoas serão orientadas a permanecer em filas organizadas e demarcadas com pontos de distanciamento mínimo de 1,5 metro no piso.

 

- As mesas não poderão conter mais que 4 pessoas e serão dispostas com no mínimo 1,5 metro de distância entre si.

 

- O uso da máscara na praça de alimentação é obrigatório para todos os funcionários dos restaurantes e clientes, exceto os que estiverem sentados e exclusivamente no momento da refeição.

 

- Todas as mesas contarão com pelo menos um dispenser de álcool em gel 70% para higienização das mãos. A área da praça de alimentação contará com dispensers de álcool em gel 70% acionados por pedal em pontos de fácil acesso.

 

- Itens de uso comum (guardanapos, sal, azeite, vinagre e outros) serão oferecidos obrigatoriamente em embalagens individuais.

 

SANITÁRIOS

- Haverá equipe exclusiva para higienização constante dos sanitários com uso de produtos desinfetantes (sabão, água sanitária, álcool 70% e outros).

 

- Haverá controle de acesso aos sanitários realizado por um profissional uniformizado e paramentado com equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

- A entrada só será permitida até atingir a capacidade máxima de pessoas. Próximo ao acesso aos sanitários, haverá sinalização com informações claras e objetivas sobre a capacidade máxima, cuidados e regras de permanência no local e medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

 

- Enquanto aguardam para entrar nos sanitários, as pessoas serão orientadas a permanecer em filas organizadas e demarcadas com pontos de distanciamento mínimo de 1,5 metro no piso.

 

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

 

- Por padrão, a equipe de atendimento de saúde está sempre uniformizada, identificada e familiarizada com o atendimento em eventos. A partir de agora, estará ainda mais capacitada para identificar sintomas que possam indicar a contaminação por Covid-19.

 

- 1 ambulância UTII ficará disponível em tempo integral, estrategicamente posicionadas próxima (saída de emergência), preparada e equipada para eventuais remoções, inclusive de casos suspeitos de contaminação por Covid-19.

 

DURANTE A MONTAGEM E DESMONTAGEM

- Aqueles com temperatura corporal até 37,5 graus serão automaticamente liberados.

 

- Os que apresentarem temperatura acima de 37,5 graus serão encaminhados à sala de triagem localizada na parte externa do pavilhão para avaliação por um profissional de saúde. Se o aumento da temperatura for temporário e o profissional de saúde concluir que não há sintomas que apresentem riscos aos demais, a entrada será liberada.

 

- Os montadores e prestadores de serviço só terão acesso ao pavilhão portando os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados às suas atividades, conforme consta do Manual do Expositor, e deverão obrigatoriamente usar máscara de forma correta (cobrindo nariz e queixo) durante todo o período e em todas as dependências do pavilhão.

 

- Após liberada a entrada, todos passarão por tapete sanitizante para limpeza dos calçados e terão acesso a dispensers de álcool em gel 70% acionados por pedal para higienização das mãos.

 

DURANTE A FEIRA

- A fiscalização quanto ao cumprimento das regras de segurança sanitária, bem como da capacidade máxima nos estandes, será feita de forma constante e rigorosa, por equipe de monitoria multidisciplinar, treinada e orientada, composta por fiscais de pavilhão, seguranças, bombeiros e pelos próprios profissionais de saúde.

- O expositor deverá disponibilizar dispensers de álcool m gel 70% em local visível e de fácil acesso dentro do estande.