Ter ambientes aconchegantes em casa, nunca fez tanta diferença como atualmente

A sociedade está em constante evolução. É assim, acompanhando cada um desses processos, que surgem as tendências: na moda, na construção, na arquitetura, na tecnologia etc. E em meio a tudo o que vivemos, ter ambientes aconchegantes em casa, nunca fez tanta diferença como na atualidade.

Para a arquiteta Luciana Marangoni é isso, inclusive, que aponta a valorização da casa como a macrotendência no universo da arquiteta e do design de interiores. “A pandemia nos ensinou que o melhor lugar do mundo é a nossa casa. As pessoas se voltaram para analisar a rotina, passaram a buscar mais conforto e a criar ambientes mais agradáveis em casa. De certa forma, temos visto o quanto é bom viver a vida no dia a dia e não só quando saímos de férias”, pontua.

Para formar essa macrotendência de enxergar a casa não apenas como um lugar de passagem, as cores, texturas e formas se misturam para transformar os ambientes em um lar.

De acordo com Luciana, as cores neutras como preta, marrom, branca e metálica, continuam como base e alternativas para criar detalhes únicos. “Off-white e cinza complementam a paleta de tons neutros que estão em alta”. Dentro disso, inclusive, a criação de ambientes monocromáticos têm ganhado destaque.

“A cor terracota está sendo muito utilizada, especialmente por quem busca aquecer os espaços e trazer energia aos ambientes. Mas, o ideal é usar essa cor pontualmente, em ambientes neutros”, sugere a arquiteta, que também é sócia-proprietária da Casa Valdinei Home & Decor.

Acessórios para casa

Utilizar “acessórios para casa” é uma boa maneira de criar e compor ambientes aconchegantes e personalizados. Mas o que são esses acessórios? Quadros, almofadas, tapetes, plantas e muito mais. “Trocando a estampa, o forro das poltronas ou a capa das almofadas, por exemplo, já é possível criar um ambiente totalmente diferente. Use a criatividade!”, incentiva Luciana.

As mobílias em tamanhos menores são boas alternativas, já que ajudam a dar amplitude visual ao ambiente. O que é ideal, principalmente, em ambientes com metragens menores. “As poltronas também ajudam nisso e estão com design cada vez mais inovadores, misturando materiais como ferro, couro, linho e/ou madeiras”, acrescenta.

Além disso, segundo Luciana, os tecidos em couro legítimo e em linho são boas apostas, assim como os tapetes geométricos e os estonados.

Tendência que veio para ficar

A natureza compondo os ambientes internos chegou para ficar. Vasos e plantas de diferentes tamanhos têm estado no topo da lista das decorações. E servem não apenas como bom efeito visual, mas também como forma de melhorar a qualidade do ar e até mesmo como hobby.

Visando isso, eventos que conseguem reunir todas essas novidades e tendências, ajudam a visualizar e entender melhor tudo o que o setor oferta para conseguir, então, buscar inspirações para criar e customizar os ambientes em casa. “Ao realizar um evento desse nicho, nós temos dois grandes objetivos, conseguir reunir empresas que estão atentas às tendências e que possam ofertar isso aos clientes; e oportunizar aos visitantes uma experiência única, em que eles consigam visualizar diversas alternativas na hora de construir ou decorar suas casas e ainda com a possiblidade de negociar diretamente com os fabricantes”, comenta a diretora da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da Feira CasaPronta, Jaqueline Backes. A 18ª edição da Feira CasaPronta acontecerá de 06 a 10 de outubro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Agora, reúna essas dicas, veja o que faz sentido para você e para sua realidade e vá transformando sua casa no melhor lugar para se estar a qualquer hora do dia.